Está precisando aprimorar sua gestão financeira? Separamos dicas para manter o controle financeiro em pequenas empresas. Fique atento e aplique essas práticas no seu negócio. Existem diversas formas e metodologias de controle financeiro de pequenas empresas, mas vamos listar o que consideramos mais relevante e que traz visão financeira para o negócio.
Dicas para manter o controle financeiro em pequenas empresas:
Uma das ferramentas mais importantes para a gestão financeira de uma pequena empresa é o acompanhamento pelo Fluxo de Caixa. O fluxo de caixa nada mais é que a gestão dos recursos financeiros correntes de uma empresa, ou seja, todos os recursos que ela consegue contar (saldo em caixa e contas a receber) e suas obrigações em curto prazo (suas contas a pagar).
A projeção de contas a pagar, o que deve ser pago pela empresa em curto prazo, seu valor e data prevista para pagamento devem estar registrados em uma planilha ou sistema de controle de fluxo de caixas. O mesmo acontece com sua projeção de contas a receber (os recebíveis dentro do período de apuração do fluxo de caixa, seu valor e data de recebimento prevista). Por fim, também é preciso manter uma planilha com o impacto que essa movimentação financeira terá sobre o saldo de caixa final, após cumprir todas as obrigações (pagamento das contas) e recebimentos.
O Fluxo de Caixa deve ser gerado de forma antecedente à data definida para os pagamentos da sua empresa. Exemplo: Caso sua empresa defina realizar os pagamentos semanalmente, todas às segundas-feiras, o relatório de fluxo de caixa deve ser elaborado com no mínimo 02 dias úteis de antecedência.
Outra tarefa essencial para controle financeiro da sua empresa é estabelecer uma rotina de conciliação bancária, ou seja, verificar se todas as movimentações na sua conta bancária estão batendo com os lançamentos no seu sistema ou planilha de controle financeiro. Nesta conferência é muito importante que o saldo final do banco seja exatamente o mesmo do sistema e planilha, caso encontre um erro, retome a conferência até que encontre a falha no lançamento.
A conciliação bancária deve ser realizada diariamente e sem margem para negociação. Quando se trata de ter um financeiro eficiente, se manter firme e disciplinado é chave para se ter o controle das finanças. Por mais simples que seja esta tarefa, ser negligente pode causar grandes problemas.
Ainda falando sobre sua conta bancária, é fundamental que apenas o sócio ou gestor indicado pela empresa, tenha chaves de acesso ao banco que permite a aprovação de pagamentos, todos os outros devem ter acesso apenas como operadores, ou seja, possuem acesso ao banco para lançamentos e consultas, mas não conseguem concretizar um pagamento ou transferência. Mais uma vez ressaltamos que ser negligente com este ponto pode causar diversos problemas, dentre eles o risco de movimentações indevidas e perdas financeiras.
Agora que você tem a organização, disciplina e controle financeiro da sua empresa, vamos entender como gerar inteligência financeira ao seu negócio?
Nós preparamos um e-book de Guia de Gestão Financeira para pequenas empresas. Nele, apresentamos uma série de dicas, ferramentas e orientações para descomplicar a gestão financeira do seu negócio. Quer continuar desfrutando deste e muitos outros conteúdos de gestão financeira? Então baixe o ebook gratuitamente em: https://materiais.matterco.com.br/guiadegestaofinanceira
A beePO é uma empresa especializada em gestão financeira de pequenas e médias empresas, que além de atuar como BPO Financeiro (terceirização das operações de gestão financeira de uma empresa), também atua de forma consultiva na organização de processos, no planejamento financeiro empresarial, na estruturação de relatórios financeiros que tragam visão sobre o negócio, na geração de indicadores, treinamento e capacitação de profissionais do setor financeiro de uma empresa.