Superar a barreira da estagnação é um desafio para qualquer gestor. Muitos negócios crescem até determinado ponto e, a partir dele, entram em “velocidade de cruzeiro”. São vários os fatores que podem levar a este quadro e, com intuito de evitar isso, separamos 8 dicas para fazer um negócio crescer. Siga esses passos para ajudar no desenvolvimento do seu negócio.
Crescer um negócio não é fácil, é um processo que acarreta em mudanças e eleva o desafio empresarial. Para subir de patamar, toda a sua gestão, organização e controle também precisam subir de nível. Mas é preciso encarar e enfrentar a dor do crescimento com perseverança.
Com o crescimento do seu negócio, também vem a necessidade de descentralizar, formar e confiar no seu time, além de assegurar resultado frente ao risco. Empreender não é, e muito provavelmente nunca será, uma tarefa simples, não é mesmo? Mas implementar essas dicas podem te ajudar a estabelecer um melhor caminho para o seu negócio crescer.
Dica 1 – Tenha um bom plano: Pode parecer óbvio, mas ter um plano de crescimento é uma dificuldade real para a maioria dos gestores. Você precisa de uma “tese” de crescimento. Essa tese precisa “pavimentar o caminho” e apontar a direção a ser percorrida, apresentando números de mercado, bem como projeções de crescimento ao longo do tempo, com metas realistas e bem estabelecidas. Um bom plano precisa demonstrar a curva de crescimento das receitas, despesas e de investimentos necessários para aportar o crescimento do negócio.
O tempo gasto no desenvolvimento do plano não será em vão e dará suporte a todas as outras dicas.
Dica 2 – Se prepare para mudanças e ajuste o percurso: À primeira vista, esta dica pode parecer antagônica ao fato de se estabelecer um plano, mas não é. Ao longo do crescimento é necessário seguir firme no propósito, que exigirá foco e perseverança, mas também flexibilidade para rever e ajustar o plano para aproveitar melhor as oportunidades, ou mesmo corrigir o curso de ação, caso os resultados não sejam alcançados.
O propósito deve se manter firme, mas a gestão precisa ser adaptável ao momento.
Dica 3 – Gerencie bem seus recursos financeiros: De nada adianta ter um bom plano e ser firme no propósito, se você não tem ou gerencia mal seus recursos financeiros. Uma gestão financeira eficiente assegura uma tomada de decisão mais assertiva, permite alocar corretamente os recursos financeiros, controlar os custos e acompanhar o impacto dos investimentos sobre os resultados alcançados.
Sem uma organização, recursos e gestão financeira eficiente, sua empresa pode alcançar, no máximo, um “voo de galinha”.
Dica 4 – Lidere o crescimento: Sim, a sua empresa precisa de um líder, alguém que inspire os colaboradores, que transmita os propósitos e sirva de guia para que não se percam no caminho.
Dica 5 – Desapegue, delegue, empodere seu time: Forme lideranças e lembre-se: Sua empresa precisa ser maior que o alcance dos seus braços, ou seja, você precisará de pessoas em quem confiar. Delegue, dando responsabilidades e metas a serem perseguidas. Empodere, para que possam tomar decisões, mas também estabeleça diretrizes e controles para que possa acompanhar os resultados.
Dica 6 – Crie uma cultura forte e focada em resultado: A presença de um líder também é refletida sobre a cultura que ele desenvolve. Mesmo não estando presente e tendo o controle de tudo, os princípios da liderança precisam permear a organização. E, mais uma vez, seja firme no propósito: cobre-o, relembre e registre a todo instante, para que ninguém se esqueça – ou até mesmo não saiba – o que está buscando. É preciso reforçar o propósito a todo tempo, até que ele esteja de fato arreigado nas “mentes e corações” de todos seus colaboradores. Uma cultura leva tempo e persistência para que seja estabelecida. Construa um pouco a cada dia, todos os dias.
Implemente um sistema de reconhecimento pelos resultados. Você só terá uma equipe de performance e alto desempenho se todos estiverem orientados e estimulados a alcançar resultados. Reconheça os resultados individuais e coletivos do seu time e os estimule para que estejam ainda mais motivados a enfrentar os desafios seguintes.
Dica 7 – Treine e capacite o seu time: Assim como parte da cultura focada em resultados, você precisa reciclar, treinar e capacitar o seu time para que estejam sempre prontos a trazer soluções que auxiliem a sua empresa a performar melhor. Mantenha todos atualizados, seguros e com acesso às melhores ferramentas de gestão para desempenhar bem o seu papel.
Dica 8 – Amplie sua rede de relacionamento: Fortaleça suas conexões e trabalhe sua rede de relacionamento ao se aproximar de pessoas e fornecedores que possam aportar ou apoiar o seu crescimento. Crie uma rede de parceiros que se beneficiam do seu crescimento e vice versa. Mas tenha cuidado, direcione seus esforços para se aproximar que pessoas com princípios alinhados ao seu objetivo e afaste dos acomodados ou dos que estejam em sentido oposto ao seu. “Aquilo que não te fortalece, te enfraquece”.
Esperamos que as dicas apresentadas sejam de grande valia para sua empresa e que você possa, por meio delas, encontrar o caminho para o crescimento e que tenha excelentes resultados.
A beePO é uma empresa de terceirização de gestão financeira, ou BPO Financeiro, que auxilia na organização e gestão financeira de qualquer negócio. O que buscamos é, por meio de uma gestão financeira eficiente, dar suporte para que as empresas estejam mais preparadas para se desenvolver e crescer.
Além de assumir todas as tarefas da gestão financeira de um negócio, a beePO entrega aos seus clientes um conjunto de relatórios e indicadores que permitem ter maior controle das finanças do negócio, proporcionem maior visão financeira e, por meio de dados e análises, seja possível projetar resultados futuros e construir um plano seguro e assertivo para aportar o crescimento do negócio.
Entre em contato com um de nossos analistas e entenda melhor como podemos ajudar no aprimoramento da gestão financeira da sua empresa.