O que é o Orçamento Empresarial e qual a sua importância? Você sabe quanto sua empresa deve faturar no próximo ano? E a projeção de custos do seu negócio, você a conhece bem? Sabe de cor quais são suas despesas operacionais ou como deverão ser investidos os seus lucros?
Se você não tem a resposta para essas perguntas na ponta da língua, então certamente o seu negócio precisa – e irá se beneficiar muito – de um orçamento empresarial.
Mas afinal, o que é o Orçamento Empresarial e qual a sua importância?
O Orçamento Empresarial é um instrumento de planejamento fundamental para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte. Essa é uma ferramenta que permite projetar as receitas e as despesas do negócio durante um determinado período. O orçamento pode ser em relação ao trimestre, semestre ou ano.
Basicamente, através do Orçamento Empresarial, o empreendedor estima os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro. Geralmente esse período costuma ser calculado levando em consideração um intervalo de 1 a 3 anos, a depender do setor.
Um dos objetivos importantes do Orçamento Empresarial é permitir que o gestor identifique onde é possível reduzir custos e, consequentemente, aumentar seu lucro final. Além disso, este é um ótimo instrumento para analisar o quanto a empresa precisa faturar para possibilitar um acompanhamento com o setor comercial.
Com esse instrumento de gestão em mãos, a organização do seu negócio será transformada. Com os resultados obtidos no seu orçamento, será possível manter a organização das suas finanças, bem como definir metas com base nas projeções. Dessa forma, você poderá acompanhar de perto a evolução da empresa.
Entenda a importância do orçamento empresarial
Agora que você já entendeu o que é o Orçamento Empresarial, é hora de entender qual é a sua importância. O orçamento empresarial é a força motora que guiará as decisões financeiras do seu negócio durante os próximos meses, ou no início de um novo ano que se inicia.
Por meio deste documento, você terá acesso ao diagnóstico financeiro do negócio a partir dos dados gerados, que serviram de base para o resultado das projeções necessárias no futuro. Com essas informações, você terá em mãos todas as ferramentas necessárias para o seu planejamento, uma vez que você assumirá uma visão de longo prazo das finanças.
Sabemos que um erro comum de muitos gestores de negócios é a falta de planejamento, afinal, este descuido pode levar à falência de uma empresa. Por isso, realizar o Orçamento Empresarial é tão importante para a saúde e prosperidade de um negócio.
Um orçamento bem feito garante ordem na casa, além de permitir mais eficácia para a gestão financeira, ao traçar metas e caminhos a serem seguidos. O Orçamento Empresarial capacita o gestor a lidar com oportunidades e desafios que ainda virão, além de auxiliar na correção de erros ao destinar recursos e orientar o corte de gastos.
Como realizar um Orçamento Empresarial
Para realizar um orçamento empresarial é de suma importância entender alguns conceitos básicos, são eles: receitas, despesas variáveis e despesas fixas. As receitas são as entradas advindas da venda do produto ou serviço final. As despesas variáveis são todas aquelas saídas que estão diretamente relacionadas a receita, ou seja, quanto mais a empresa vender, maior serão os custos com as despesas variáveis. Já as despesas fixas não são propriamente fixas, imutáveis. São as despesas que não estão relacionadas às receitas. Ou seja, independente de quanto a empresa vender, ela terá que arcar com suas despesas fixas, como aluguel, custo com o pessoal contratado, entre outros.
Além dos conceitos mencionados acima, precisamos analisar também o histórico da empresa, levar em consideração os números esperados para o próximo período e considerar os dados macroeconômicos, como aumento nos preços relacionados ao custo do produto ou serviço prestado, o comportamento do consumidor final, entre outras variáveis a depender do ramo da empresa.
A partir dessas informações pré-estabelecidas, podemos projetar o futuro, analisar como será o lucro do período e tomar decisões prévias para potencializar o resultado da empresa.
Composição do Orçamento Empresarial
O orçamento de uma empresa geralmente é composto por:
- Orçamento ou projeção de vendas
- Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis
- Orçamento de custos da produção
- Orçamento de RH, colaboradores e mão de obra
- Orçamento de despesas operacionais
- Orçamento de investimentos
Saídas do Orçamento Empresarial
Uma vez que você possui o seu Orçamento Empresarial em mãos, a partir das informações obtidas nele, três relatórios devem ser gerados, pois serão de suma importância para qualquer negócio. São eles:
- Projeção de DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício
- Projeção de FC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa
- Projeção de BP – Balanço Patrimonial
Passo a passo para realizar o Orçamento empresarial
Os pilares de um orçamento empresarial se baseiam no planejamento, na estratégia e no ajuste dos resultados. Para realizar o seu orçamento, você deverá seguir um passo-a-passo que te explicaremos a seguir.
Passo 1: Faça um diagnóstico do negócio
Passo 2: Trace objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a sua empresa
Passo 3: Determine a ferramenta de gestão mais adequada para a sua empresa
Passo 4: Estabeleça os dados que você deseja – e precisa – que constem em seu orçamento (por exemplo: despesas; receitas; investimentos; empréstimos; fluxo de caixa projetado; ativo fixo; custos da produção, etc)
Passo 5: Faça uma projeção para o período determinado
Passo 6: Por fim, é hora de acompanhar os seus resultados e tirar todo o proveito da importância do Orçamento Empresarial
Como a beePO pode te ajudar?
A beePO é uma empresa de soluções e inteligência de BPO financeiro, com mais de 12 anos de consultoria em gestão. Além de todos os serviços convencionais de um BPO financeiro, oferecemos soluções personalizadas, através de práticas modernas de gestão. Personalizamos nossos produtos adaptando à realidade de cada cliente.
Diferente dos demais BPO financeiros, que cuidam apenas das questões burocráticas e processuais de uma gestão financeira, a beePO vai além. Nós entregamos uma gestão financeira verdadeiramente inteligente aos nossos clientes.
Temos acesso a uma expertise única em gestão financeira, que auxilia as organizações de forma eficiente e diferenciada. Nós cuidamos do seu departamento financeiro e de toda parte burocrática que envolve a área, enquanto você foca no desenvolvimento da sua empresa.
A beePO é uma empresa do grupo matter&co.
A beePO faz parte da matter&Co, um ecossistema
Nós trabalhamos para que sua organização alcance e ultrapasse os objetivos traçados para seu negócio.