Um caminho muito comum para empresas resolverem seus problemas é através da consultoria, onde um especialista externo pode identificar os gargalos na gestão e apontar o melhor caminho. No entanto, quando o desafio envolve gestão financeira, o BPO Financeiro pode ser uma opção ainda mais assertiva. Vamos entender a diferença entre BPO Financeiro e consultoria financeira.
A consultoria desempenha um papel crucial ao ajudar as empresas a se qualificarem e melhorarem sua gestão financeira. No entanto, muitas vezes, as empresas se frustram com o processo devido ao distanciamento da consultoria, que se limita ao diagnóstico, orientação e acompanhamento, sem envolver-se na execução.
A essência da consultoria é diagnosticar, propor soluções, orientar a implementação e acompanhar os resultados, deixando a empresa seguir por conta própria. No entanto, problemas frequentemente surgem da capacidade da empresa em executar eficientemente suas operações financeiras, seja pela falta de pessoal qualificado ou conhecimento necessário.
Na gestão financeira de um negócio, por exemplo, há uma alta exigência de conhecimento e uma necessidade significativa de organização para execução das tarefas e rotinas com um mínimo de eficiência. Neste caso, a consultoria pode ajudar muito fornecendo informações e organização, mas a sua saída pode não resolver o “sufoco” de uma gestão financeira, pois as tarefas continuam sendo executadas pela própria empresa.
O BPO Financeiro surge como uma solução interessante, integrando conhecimento e práticas de gestão financeira enquanto assume a execução das rotinas financeiras da empresa. Além de oferecer consultoria, um BPO Financeiro estrutura processos, organiza fluxos, implementa sistemas financeiros adequados e gerencia todas as atividades financeiras operacionais.
Na beePO, por exemplo, você tem, além de um braço operacional, que tende a aliviar e qualificar a gestão financeira do seu negócio, também o conhecimento e inteligência financeira que uma consultoria pode trazer para sua empresa.
Entenda melhor o que um BPO Financeiro pode proporcionar ao seu negócio por meio da seguinte ilustração:
Consultoria – Um BPO Financeiro é a terceirização da gestão financeira, que também possui todo conhecimento e atua de forma consultiva a seus clientes. A consultoria é realizada desde o início, com a realização de um diagnóstico da gestão financeira, identificando as dificuldades e falhas no processo, mas também auxiliando no planejamento financeiro, organização do plano de contas, análise dos resultados históricos, elaboração do orçamento empresarial e, ao longo de toda prestação de serviços, trazendo visão financeira a empresa por meio de relatórios, indicadores, estabelecimento de metas e orientação a tomada de decisão.
Auditoria – Com um BPO Financeiro, os dados e documentos são estruturados e organizados de modo a facilitar todo o processo de auditoria do financeiro. Tudo pode ser rastreado, verificado e certificado, trazendo mais transparência e controle de todos os processos.
Organização de Processos – O papel mais importante de um BPO Financeiro é estruturar processos, rotinas, fluxos e prazos para que o seu financeiro funcione de verdade. A organização dos processos deve acompanhar e se adaptar às características de gestão de cada empresa, mas impondo algumas regras fundamentais para assegurar um financeiro eficiente, organizado e seguro.
Sistema Financeiro – O BPO Financeiro é o responsável por implantar o sistema de gestão financeira mais adequado de acordo com a realidade de cada negócio. Assim, fica sob a responsabilidade do BPO toda a configuração, lançamentos e gestão do sistema financeiro.
Gestão Financeira (Atividades operacionais) – Um BPO Financeiro assume todas as atividades operacionais ligadas a gestão financeira de um negócio, para que os gestores possam se concentrar no que realmente importa: gerar receita ao negócio. As atividades assumidas por um BPO Financeiro são a gestão do:
:: Contas a pagar;
:: Contas a Receber;
:: Conciliação Bancária;
:: Faturamento (boletos e notas fiscais);
:: Cobrança de inadimplentes;
:: Gestão do departamento pessoal (controle de benefícios, admissão e demissão)
:: Geração do fluxo de caixa;
:: Emissão de relatórios financeiros;
:: Geração de indicadores e acompanhamento de metas financeiras;
O objetivo principal de um BPO Financeiro é, por meio das mais modernas práticas de gestão financeira, garantir eficiência, transparência, segurança e inteligência financeira aos negócios.
Um BPO Financeiro completo deve então ter a capacidade e competência técnica de atuar como uma consultoria, mas também as ferramentas, capacidade operacional e conhecimento prático para gerir o financeiro de qualquer negócio.
Se sua empresa enfrenta desafios na gestão financeira, como falta de visão estratégica, descontrole financeiro ou necessidade de profissionais qualificados, considerar um BPO Financeiro pode ser a solução ideal para profissionalizar sua gestão financeira.
A beePO possui mais de 12 anos de experiência em gestão financeira, ajudando empresas de diversos segmentos e portes na consolidação e crescimento do negócio. Nossos clientes contam com uma metodologia própria, inspirada em anos de experiência, contando com profissionais qualificados e capacitados para gerir o financeiro da sua empresa de forma eficiente e assertiva.
Entre em contato conosco para agendar um diagnóstico gratuito da sua gestão financeira e receber direcionamentos para melhorar seu negócio.
Com o diagnóstico em mãos, você conhecerá o nível de maturidade da sua gestão financeira e receberá também todo o direcionamento para que possa aprimorar a gestão do seu negócio.
A beePO é isto, gestão financeira inteligente de verdade!