Bpo Financeiro: como funciona e quais as vantagens. Um BPO Financeiro, como diversas outras soluções empresariais, tem o objetivo de qualificar a gestão financeira das empresas.
O BPO Financeiro, também conhecido como outsourcing financeiro, de forma bem simplificada, nada mais é que a terceirização do financeiro das empresas. Aqui vamos falar um pouco sobre como funciona e quais as vantagens de um BPO Financeiro.
A gestão de uma empresa exige diversas competências dos empreendedores e gestores, por vezes, é importante entender sobre logística, vendas, gestão de pessoas, produção, questões legais e sobre gestão financeira, por exemplo. Estar em todas as frentes do negócio e sem o estrito conhecimento, além da limitação de tempo, pode ser um desafio e até mesmo um martírio.
Neste contexto, o BPO Financeiro, ou a terceirização do financeiro, faz muito sentido para que os gestores possam se dedicar a atividades chave do seu negócio, aquelas das quais possuem domínio de conhecimento, e até mesmo para que os gestores possam se dedicar às atividades que geram receita ao negócio.
Assim sendo, um BPO Financeiro visa, por meio da terceirização das atividades financeiras e burocráticas da empresa, aliviar a pressão sofrida pelos gestores e, ao mesmo tempo, qualificar esta mesma gestão, por meio de uma equipe especializada em conhecimentos e processos de gestão financeira.
Mas vamos entender melhor como funciona um BPO Financeiro?
Na prática um BPO Financeiro assume todas as tarefas operacionais ligadas a gestão financeira de um negócio, como a:
:: Gestão do contas a pagar: No contas a pagar os analistas financeiros de um BPO cuidam de todo o fluxo de lançamento no sistema de gestão financeira ou nas planilhas de controle, realizam os lançamentos no banco (lembrando que as contas precisam ser acompanhadas e aprovadas pelo gestor da empresa, proporcionando mais segurança em todo processo), digitalizam e arquivam as contas e fazem a gestão das datas de vencimento, evitando que sua empresa pague contas em atraso, o que pode gerar perdas financeiras, ou mesmo permitindo que faça um melhor controle e gestão antecipada das despesas da sua empresa;
:: Gestão do contas a receber: A gestão de contas a receber controla todos os recebimentos da sua empresa, realizando o lançamento no sistema e em planilhas de controle, faz a gestão das datas de recebimento e projeções de receita futura, gera alerta e, caso esteja integrada a cobrança de clientes, realiza a comunicação e cobrança de inadimplentes, realiza a integração das receitas atuais e previstas para geração de relatórios;
:: Conciliação bancária: Esta é uma atividade chave e diária na gestão por meio de um BPO Financeiro. Aqui, todos os lançamentos no sistema de gestão financeira são controlados e verificados se estão de acordo com a movimentação bancária da empresa. Este é um mecanismo fundamental para controle e segurança na gestão financeira de qualquer empresa.;
:: Faturamento: Realiza a emissão de notas fiscais e/ou boletos bancários, comunicação e encaminhamento de para os clientes, acompanhando o fluxo de recebimento e, por meio da integração contábil, facilita e organiza os documentos para cálculo e geração dos tributos.
:: Elaboração e gestão do fluxo de caixa: O fluxo de caixa é uma das atividades mais importantes que um BPO Financeiro entrega às empresas. É por meio dele que será reportado aos gestores o saldo atual de caixa e o saldo final (futuro) relacionando todas as contas a serem pagas e a serem recebidas em determinado período. O relatório de acompanhamento do fluxo de caixa pode ser semanal, quinzenal ou mensal, a depender do ritmo da empresa, situação do caixa e fluxo de pagamentos estabelecido;
:: Cobrança de clientes: A cobrança de clientes é uma das tarefas que mais geram desgaste no relacionamento com clientes, ter um BPO Financeiro que assuma a cobrança de clientes pode ser um alívio e uma forma de profissionalizar o processo de cobrança. Quando integrado com o contas a receber e faturamento, permite maior agilidade e redução dos riscos de inadimplência;
:: Gestão de documentação: Com um BPO Financeiro todas as documentações fiscais, de contas a pagar, a receber, ficam armazenados e organizados em um servidor na nuvem e que facilita a integração com a contabilidade, manutenção do histórico, resgate de informações e auditagem do próprio financeiro;
:: Integração contábil: Que contabilidade não gosta de um financeiro organizado, não é mesmo? A integração com a contabilidade, além de facilitar a gestão de um negócio, gera maior assertividade na emissão de tributos, cumprimento de prazos e permite que a contabilidade produza balanços patrimoniais mais assertivos e estruturados de acordo com a realidade da empresa. Com um BPO Financeiro toda a comunicação com a contabilidade é realizada de forma direta e totalmente integrada;
:: Geração de relatório e análises financeiras: De posse de um financeiro organizado você pode contar com o BPO Financeiro para emitir relatórios e indicadores de gestão que permitam melhor acompanhamento da situação financeira atual e futura da sua empresa, auxiliando em uma tomada de decisão mais segura, assertiva e em um planejamento financeiro e organizacional, com definição de metas e ações que promovam melhores resultados ao seu negócio;
Para entender ainda melhor como funciona um BPO Financeiro, é fundamental esclarecer que além contar com uma gestão financeira organizada em sua empresa, será agregada visão e inteligência financeira ao seu negócio, tendo em mãos:
:: Um plano de contas bem estruturado: O plano de contas é a classificação e agrupamento de contas de uma empresa. Somente por meio de uma definição organizada e bem estruturada é possível gerir de forma qualificada o financeiro de uma empresa. Um dos papéis de um BPO Financeiro é gerar um plano de contas eficiente, detalhado e adaptado à realidade do seu negócio.
:: Elaboração da DRE (Demonstrativo de Resultados): A DRE é o principal relatório para acompanhamento dos resultados de uma empresa. Com um BPO Financeiro, você terá um time de analistas gerando um relatório detalhado e com os indicadores necessários para o acompanhamento do resultado da sua empresa, gestão de custos, definição de metas e realizar ajustes necessários para melhoria da eficiência e desempenho do negócio. Este relatório deve ser informado mensalmente, acompanhado do histórico e batendo o orçado e o realizado.
:: Orçamento empresarial: Outra ferramenta importante para a gestão financeira é a geração do orçamento empresarial. Esta é uma ferramenta fundamental para o planejamento de qualquer negócio. Com um BPO Financeiro você terá um time de especialistas para auxiliar no planejamento financeiro do seu negócio, construindo este orçamento e realizando o acompanhamento mensal entre o orçado e o realizado (DRE) para melhor direcionamento, orientação e tomada de decisão.
:: Geração de indicadores financeiros e administrativos: Com um BPO Financeiro você também terá dedicação de um time de especialistas financeiros para auxiliar sua empresa na construção de indicadores específicos que facilitam o acompanhamento dos resultados, definição de metas e controle da sua organização.
:: Gestão do crédito e investimentos: Os clientes de um BPO Financeiro ainda contam com um time de especialistas para orientar na tomada de crédito do seu negócio, antecipando a tomada de crédito para sua empresa não ser pega de surpresa, além de auxiliar na busca das linhas de crédito. De posse de um financeiro organizado, também é possível demonstrar a saúde financeira da empresa e acessar as melhores linhas de crédito. Indo além do crédito, a gestão dos investimentos, sejam em imobilizados ou no mercado de financeiro são mais bem gerenciados e analisados para assegurar melhor rentabilidade ao negócio.
Um BPO Financeiro não só assume as tarefas operacionais e burocráticas da sua empresa, mas entrega uma gestão financeira realmente qualificada e assegura maior controle e segurança na sua tomada de decisão.
Vamos entender melhor todas as vantagens de um BPO Financeiro.
Como visto existem inúmeras vantagens em um BPO Financeiro, mas podemos destacar as principais sendo:
1. Redução de custos: Sim, um BPO Financeiro custa bem menos que manter um time financeiro dedicado ao seu negócio. Mas como isto é possível? Com processos bem organizados, sistemas e pessoas qualificadas, um BPO Financeiro consegue maior agilidade e segurança nos processos, permitindo que um profissional produza mais e seja mais assertivo na gestão financeira e atendimento aos clientes.
2. Maior controle do financeiro: Os processos financeiros são construídos e adaptados a complexidade e nível de controle necessário para cada cliente, estabelecendo dispositivos de segurança e garantindo maior controle financeiro para as empresas.
3. Ganho de tempo para focar nas atividades chave do seu negócio: Com seu financeiro organizado, você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: eficiência e geração de receita para o seu negócio.
4. Precificação: Toda empresa quer assegurar melhores margens de contribuição além de assegurar uma vantagem competitiva em seu mercado. Tendo uma gestão financeira eficiente e conhecendo melhor os custos, as empresas conseguem precificar melhor o seu produto no mercado para obtenção de melhor rentabilidade e desempenho.
5. Redução e controle de custo: Com uma gestão financeira eficiente, você terá maior controle sobre os custos da sua empresa, evita desperdícios e possibilita reduzir custos que não interfiram na eficiência do seu negócio.
6. Dados que assegurem uma melhor tomada de decisão: Com um financeiro eficiente, você terá acesso a dados bem organizados, que trazem melhor visão sobre os resultados. Dessa forma, os gestores conseguem tomar decisões mais seguras e assertivas, todas pautadas em dados estruturados e que melhor direcionam o negócio.
7. Praticidade e menos dor de cabeça: Um BPO Financeiro coloca um time de especialistas a disposição da sua empresa. São profissionais capacitados e treinados para realizar uma gestão financeira eficiente. Você ainda evita problemas trabalhistas com colaboradores contratados, recebe atendimento em todos os dias do ano (evitando ausência de colaboradores quanto tiram férias), reduz custos, evita perda do seu tempo dedicado às tarefas burocráticas e garante maior segurança e controle financeiro.
8. Inteligência financeira: Uma empresa de BPO Financeiro possui acesso a conhecimento, ferramentas e profissionais que implementam o que há de mais moderno para gestão financeira de um negócio. Todas as atividades, práticas, sistemas, relatórios, análises etc. são atualizados e revistos constantemente para levar o que há de melhor e mais atual aos clientes.
9. Ter o financeiro em suas mãos: Todo processo de gestão financeira de um BPO Financeiro visa assegurar aos gestores conhecimento e controle sobre o seu negócio e suas finanças. Ao terceirizar o financeiro da sua empresa, você não perde controle da sua empresa, pelo contrário, ganha em eficiência, agilidade, assertividade e visão de negócio, com dados e processos bem estruturados. Em um BPO Financeiro a organização, transparência e segurança são aspectos chave que dão sentido à sua existência.
Agora que você sabe tudo sobre BPO Financeiro: como funciona e quais as vantagens, o que acha de fazer um diagnóstico gratuito da gestão financeira da sua empresa?
Entre em contato com um de nossos analistas e agende um melhor horário.
A beePO é uma empresa de BPO Financeiro que possui uma entrega diferenciada. Para além de todos os serviços convencionais de um BPO Financeiro, a beePO agrega valor à gestão financeira dos seus clientes através de uma visão consultiva e não apenas operacional. Nosso objetivo é ajudar as empresas a otimizar sua eficiência e obter melhores resultados.