Entenda a importância de dados e informações para a gestão financeira da sua empresa. Você já deve ter ouvido que vivemos a era da informação, não é mesmo? É muito provável que você também saiba que hoje as decisões são cada vez mais pautadas em dados e informações qualificadas, o que possibilita maior segurança, previsibilidade e assertividade na tomada de decisão. Mas em relação a um negócio, qual a importância da informação? O mesmo acontece na gestão financeira, este é um princípio básico, que deve ser perseguido a todo custo pelos gestores.
Toda gestão financeira precisa, necessariamente, gerar informações detalhadas, seguras e assertivas sobre a situação de uma empresa. Caso o seu financeiro não produza informações seguras, nós sentimos muito em informar, mas na sua empresa não existe uma gestão financeira. Podemos chamar isso de muitas outras coisas, como setor de contas a pagar e a receber, área de cobrança, ou até mesmo um colaborador responsável pelo faturamento, mas se todas essas soluções não estão integradas e não produzem informações capazes de trazer insights sobre a situação financeira atual e futura, de forma a apoiar uma tomada de decisão com segurança e assertividade, então estamos falando de qualquer outra coisa, menos gestão financeira.
Muitas empresas acreditam que criar um produto diferenciado, único, novo, exclusivo, mais avançado ou mesmo mais barato e competitivo, é o suficiente para obter bons resultados, mas sem uma gestão financeira eficiente, que permite acompanhar seus resultados financeiros, todo este esforço pode ser inútil e em alguns casos até causar prejuízo. Em uma analogia, isso seria o mesmo que dirigir um carro esportivo de olhos vendados.
A importância da informação para a gestão financeira está na sua capacidade em entregar clareza e demonstrar aos gestores se estão ou não no caminho certo, se estão atingindo os resultados e, caso contrário, fornecendo dados que permitam a intervenção e correção do curso de ação necessária para melhorar o negócio.
É neste ponto em questão que existem uma série de variáveis que demonstram os resultados financeiros de uma empresa, além de outros que norteiam a gestão no estabelecimento de metas, controle de custos, gestão de recursos, investimentos e outros.
Mas você sabe quais informações são fundamentais para uma boa gestão financeira?
Seja em uma gestão própria ou em uma gestão financeira terceirizada, método que já possui todas as ferramentas necessárias para uma boa análise, as informações mais fundamentais para nortear um negócio podem ser divididas entre três categorias. São elas: informações de acompanhamento, de resultados, de previsão e planejamento do negócio, que direcionarão toda estratégia e tomada de decisão:
Informações de acompanhamento: As informações de acompanhamento estão ligadas ao curto prazo, fazem parte de uma gestão rotineira, que traz importantes detalhes sobre a situação financeira atual de uma empresa. Tais informações podem ser acompanhadas pela:
:: Gestão do fluxo de caixa;
:: Avaliação dos custos;
:: Formação do preço e taxa de rentabilidade;
Acompanhamento do desempenho de vendas e impacto das políticas comerciais (condições de pagamento, taxa de descontos, tempo de contrato, etc.) nos resultados financeiros e formação de caixa.
O acompanhamento dessas informações precisa ser regular, pois tem impacto direto sobre o desempenho financeiro do negócio em curto, médio e longo prazo.
Informações de resultado: dizem respeito aos resultados operacionais do exercício atual.
:: DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício);
:: Receita Bruta;
:: Resultado Operacional Bruto;
:: LL (Lucro Líquido);
:: Lucro Operacional (EBITIDA);
:: Despesas e Receitas Financeiras;
:: Nível de endividamento;
:: Capital de Giro (Saldo em Caixa);
:: Reservas financeiras e Investimentos;
:: Resultado Líquido do Exercício;
:: Índice de Lucratividade
Tais informações devem ser analisadas mensalmente e comparadas entre o previsto e o realizado do período balizado pelo orçamento empresarial.
Informações de previsão e planejamento: Permitem simular cenários e resultados financeiros futuros, estabelecimento de metas e projeções a partir dos resultados passados.
:: Análise preditiva ou projeções financeiras;
:: Análise de cenários econômicos, políticos e de mercado;
:: Análise do ponto de equilíbrio;
As informações de previsão e planejamento auxiliam os gestores a pensar o futuro da organização, refletir e pensar soluções e ações que possam direcionar na condução dos negócios, definir metas e ações para potencializar os resultados. Elas dão censo de direção aos colaboradores, a gestão financeira, estratégica e operacional do negócio.
Definições estratégicas e tomada de decisão: Este é o passo mais essencial para consolidação de uma gestão financeira de verdade. É o momento em que os gestores – e não somente os gestores financeiros, mas de todas as áreas – se envolvem para analisar o quadro atual e futuro da organização, com intuito de definir quais serão as estratégias norteadoras para a condução do negócio. É neste momento que a capacidade da liderança de uma empresa é testada, ao trazer respostas e direcionamento estratégico da companhia aos desafios atuais e futuros.
Esta análise, para ser eficiente, deve levar em consideração todas as informações assinaladas acima, além das informações de resultado de cada área da organização envolvida. Tal medida é essencial para que todos tenham uma visão mais integrada da empresa e para que se possa evoluir na geração dos indicadores chave de desempenho (KPIs), que trarão visão sobre os resultados ao longo na jornada.
Neste momento de análise e definição das estratégias para o negócio, muitas importantes decisões serão tomadas e é preciso ter em mente que elas afetarão todo o rumo da organização, para bem ou para mal, sendo, portanto, essencial ter dados financeiros confiáveis e detalhados.
Parece complicado? Mas não precisa ser!
Manter uma gestão financeira organizada não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Ela depende de bons profissionais, com formação e conhecimento em finanças, assim como a definição e aplicação contínua de um bom processo e fluxo de trabalho. A gestão financeira é pautada pela rotina e um conjunto de ferramentas (sistemas e planilhas) que permitam organizar um bom plano de contas, centros de custo, registro das contas a pagar e receber, conciliação bancária, cobrança de clientes, dentre outras tarefas fundamentais.
O mais importante é que tudo isto não precisa ser complicado, difícil e desgastante para nenhum gestor. Existem diversas soluções e sistemas no mercado que tornam este processo mais simples e facilitado. Dentre eles, se destaca uma tendência forte e com alto crescimento, o BPO Financeiro, ou terceirização financeira de um negócio.
Existem diversas vantagens a respeito da terceirização financeiro, como a redução de custos com colaboradores, normalmente um BPO Financeiro custa bem menos que manter um time dedicado à sua empresa, além de reduzir problemas com rotatividade de colaboradores, impostos e problemas trabalhistas, gestão de férias, 13ª e outros.
Outra grande vantagem da terceirização do financeiro é a possibilidade de contar com um time extremamente qualificado, treinado, com processos bem definidos e com uma metodologia de gestão financeira que permite aos gestores conhecer a realidade financeira do seu negócio por meio de um conjunto de relatórios e análises.
Este é um processo que também aumenta a segurança sobre os recursos financeiros, ou seja, traz mais seguridade para a manutenção do dinheiro da sua empresa. Em um processo de BPO Financeiro, são estabelecidos um conjunto de ações, regras e dispositivos de segurança que evitam fraudes, desvios e trazem mais transparência para todos os gestores e sócios de uma empresa.
A beePO é uma empresa especializada na terceirização financeira de empresas de pequeno e médio porte, com uma metodologia única e robusta. Nossa experiência vem de anos de consultorias avançadas em gestão financeira, onde as práticas mais modernas de gestão foram implementadas e agora disponibilizadas em forma de serviços a diversas empresas em todo Brasil, nos mais diferentes ramos de atividade.
Além de todas as práticas que asseguram um processo de gestão seguro, transparente e assertivo, a beePO possui um time de analistas e especialistas financeiros altamente capacitados à disposição dos nossos clientes para um melhor acompanhamento e insights sobre o seu negócio.
Na beePO, nós primamos pela competência técnica e colocamos à disposição dos nossos clientes um analista que realizará um trabalho focado na gestão financeira do seu negócio, de forma a liberar o peso da responsabilidade dos seus gestores quanto as tarefas burocráticas do financeiro. Assim, seus gestores podem estar focados em realizar o seu core business, proporcionando maior dedicação àquilo que é fundamental para gerar resultados para o negócio. Enquanto isso, nós cuidamos da rotina e burocracia que envolve toda a área financeira, além de fornecer dados confiáveis e estruturados para um melhor acompanhamento e tomada de decisão.
Diferente dos demais BPO financeiros, que cuidam apenas das questões burocráticas e processuais de uma gestão financeira, a beePO vai além. Nós entregamos uma gestão financeira verdadeiramente inteligente aos nossos clientes.
Converse com um de nossos analistas e entenda melhor como podemos te ajudar.
E não deixe de conhecer nossos outros conteúdos, temos certeza de que ajudarão a entender melhor como conduzir o financeiro de sua empresa e apresentar um pouco melhor como desenvolvemos o nosso trabalho.
A beePO é uma empresa do grupo matter&co.
A beePO faz parte da matter&Co, um ecossistema de empresas multidisciplinares que disponibilizam serviços, produtos e soluções altamente inteligente e interligados.
Nós trabalhamos para que sua organização alcance e ultrapasse os objetivos traçados para seu negócio.