Como a gestão de custos auxilia na formação de preço. A gestão de custos e formação de preço não são lineares, são dinâmicas, complexas e devem ser administradas de forma estratégica pelas empresas, pois estão ligadas diretamente com a sua competitividade.
Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas atuam com margens estreitas e o resultado positivo do exercício depende de uma gestão de custos eficiente, que apoie a formação de preço, de modo a proporcionar maior competitividade ou retorno financeiro das organizações.
Atuar de forma estratégica sobre os custos visa assegurar uma análise mais aprofundada, que vai além dos limites da empresa. A Gestão de Custos busca conhecer toda cadeia de valor, desde a aquisição da matéria prima até o consumidor final, tendo sempre a premissa de obtenção de vantagem competitiva. Neste contexto entende-se que comprar bem possibilita vender melhor.
Neste texto vamos apresentar diferentes métodos de custeio e como estão atrelados à formação de preços e estratégia organizacional.
Métodos de custeio
O estudo do custo pode ser analisado por dois enfoques: a visão econômica e a contábil. No primeiro temos o custo atrelado a tomada de decisões, deve ser acompanhada regularmente e com atenção aos itens (compras, gastos variáveis e fixos). O segundo enfoque visa uma avaliação estrutural, analisando sob a ótica da apuração dos resultados, ou impacto dos custos sobre os resultados.
Existem diferentes métodos de custeio, cada qual cumprindo um objetivo central para melhor apuração dos custos e ajustada à realidade de cada negócio. Os principais métodos de custeio são:
- Custeio por absorção: Que leva em consideração todos os custos fixos (despesas com aluguel, energia, internet, salários e outros) e os custos variáveis (como matéria-prima, insumos, custo com terceiros temporários, manutenção e outros). O cálculo do custo por absorção consiste na soma dos custos fixos e variáveis dividido pelo número de peças produzidas. O resultado é o custo unitário por peça.
Por exemplo: Se sua empresa produz roupa a um custo total de R$ 1.000 e produz 100 peças, o custo unitário será de R$ 10 por peça produzida.
- Custeio variável ou direto: No custeio variável são desconsiderados todos os custos fixos e são levados em consideração apenas os custos variáveis. Por exemplo, na mesma loja de roupas com R$ 400 em matéria prima, foram produzidas 100 unidades, assim o custo variável ou direto unitário será de R$4.
- Custeio por ordem de serviço: O custeio por ordem de serviço é muito comum em empresas de serviços como de projetos, consultoria e manutenção por exemplo. O seu objetivo é determinar custo hora por ordem de serviço.
Por exemplo: Em uma fábrica são gastos 1.500 horas para manutenção das máquinas, envolvendo 3 colaboradores a um custo total de R$22.500. Sabendo que para cada máquina são necessárias 100 horas de manutenção, o custo por ordem de serviço seria de R$500.
- Custeio por atividade: O custeio por atividade é um método em que os custos são alocados aos produtos de acordo com as atividades ou etapas utilizadas para a sua produção. Por exemplo, uma empresa de produção de sapatos usará o custeio por atividade para calcular o custo unitário de cada par de sapatos em cada etapa de produção. Primeiro, ela deve determinar os custos diretos, como os custos de matérias-primas e mão-de-obra direta, para cada etapa da produção. Então, ela deve dividir os custos diretos totais pelo número de unidades produzidas em cada etapa.
- Custeio ABC: O custeio ABC (Activity Based Costing) é um sistema de custeio que associa os custos de produção diretamente com as atividades da empresa ou com o produto em particular. É uma forma de custeio em que os custos são atribuídos aos produtos e serviços baseados no tempo, nos materiais, nas máquinas e nos recursos humanos gastos para produzir esses produtos e serviços. O custeio ABC é usado para fornecer mais informações e precisão sobre os custos de produção, fornecendo uma visão mais holística da maneira como os custos são gastos, assim como fornecendo informações mais detalhadas sobre os custos de cada produto individualmente.
Um exemplo de custeio ABC é a empresa de fabricação de brinquedos.
A empresa usa o custeio ABC para determinar quanta matéria-prima, tempo de produção, mão-de-obra e outros custos são necessários para produzir um determinado brinquedo, por exemplo uma boneca e um carrinho. A empresa pode descobrir que a produção da boneca requer mais materiais e horas de trabalho para sua produção, o que naturalmente eleva os seus custos em relação ao carrinho. O custeio ABC ajuda a empresa a determinar o custo total de produzir o brinquedo, permitindo que a empresa tome decisões comerciais informadas sobre quanto cada brinquedo deve custar.
- Custeio UEP: O custeio UEP (Unitariamente Embutido de Preços) é um método de custeio que visa calcular e atribuir custos por unidade de produto. Este método é usado principalmente para produtos industriais, tais como peças de automóveis, máquinas de lavar roupa, etc. O custeio UEP é diferente dos outros métodos de custeio, pois ele não tem como objetivo calcular o custo total de produção, mas sim calcular o custo por peça ou componente do produto. Para fazer isso, uma empresa usará o custeio UEP para calcular o custo de cada componente individual do produto, incluindo materiais, mão de obra, equipamentos e outros custos diretos. O custeio UEP também leva em consideração os custos indiretos, incluindo a despesa administrativa, o custo de transporte e o marketing. A empresa, em seguida, somará todos os custos diretos e indiretos para calcular o custo total do produto. O custeio UEP também leva em conta os custos de produção, como os de produção e embalagem.
Um exemplo de custeio UEP é uma empresa de produção de máquinas de lavar roupa. A empresa usará o custeio UEP para calcular o custo de cada componente individual da máquina. Por exemplo, a empresa calculará o custo do motor, do tanque de água, da tampa, do tubo de escoamento, do cesto de roupa, do cesto de água, do controle de temperatura, etc. A empresa, em seguida, somará todos os custos diretos e indiretos para calcular o custo total da máquina de lavar roupa. O custeio UEP também levará em conta os custos de produção da máquina, como a despesa administrativa, os custos de transporte, o custo de embalagem e o custo de marketing.
Entendendo os diferentes métodos de custeio, uma empresa pode determinar qual faz mais sentido a sua realidade de negócio e utilizar esta valiosa informação para formação do preço de venda.
A formação do preço de venda
A formação o preço de venda é tanto uma tarefa operacional e que visa assegurar o retorno financeiro do negócio, como também é parte da estratégia marketing e posicionamento do produto no mercado. Nesta composição do preço, as empresas podem se basear apenas no custo, no mercado ou em ambos.
A composição que considera ambas as questões (custos e mercado) tende a nortear melhor a companhia em suas diferentes áreas de gestão, como exemplo: O marketing de posse de uma estratégia de precificação pautada no mercado poderá direcionar melhor comunicação com elementos que façam sentido para a estratégia e preço praticado. Temos ainda o direcionamento do perfil profissional e impacto que a definição de cargos e salários, ajustes no piso salarial e outros afetam o preço praticado e margem de contribuição da companhia.
Na visão aplicada aos custos, a prática mais antiga adotada para a formação de preço é a aplicação de uma mark-up sobre o custo unitário, ou seja, aplicação de um percentual que cubra os gastos não incluídos no custo, como tributos, comissões, despesas administras e outros não contabilizados aos custos, além do lucro desejado pelos acionistas, para formação do preço.
Aplicando estritamente a visão de mercado sobre a formação do preço, temos a inversão, onde o preço determinará a composição de custos necessária para assegurar a rentabilidade desejada ao negócio. Esta lógica coloca a empresa diante de diversas situações em que o preço precisa estar alinhado a estratégia da organização, como a diferenciação do produto, posicionamento competitivo da marca, estratégia de menor preço e outras. Por vezes, algumas empresas têm na sua composição de preço uma limitação do mercado, por exemplo as commodities, que, neste caso, para se obter lucro precisam estabelecer uma lógica a partir do preço determinado, controlando seus custos e volume de vendas para assegurar lucratividade aos acionistas.
Já na adoção de ambas as estratégias para formação de preços, baseada em custo e em mercado, busca-se equilibrar a relação entre os custos para produção do produto ou prestação do serviço, mas também diversos fatores ligados ao mercado e estratégia da organização, onde as práticas de preço dos concorrentes, poder de compra dos consumidores alvo, competitividade de mercado, diferenciação do produto, questões econômicas e outros são levados em consideração. Esta é uma estratégia mais equilibrada, que permite um maior dinamismo na formação e ajuste do preço de venda, sendo muito necessária em mercados mais competitivos e dinâmicos.
Uma última estratégia a ser comentada é o Target cost (Custeio meta). Neste processo de formação de preços o valor é determinado pelo quanto o mercado está disposto a pagar pelo produto. Muito comum no mercado automotivo, por exemplo.
Neste método, os gestores buscarão determinar o lucro desejado de um produto, a partir do preço de mercado (o quanto o mercado está disposto a pagar) e definirão uma meta sobre o custo dos produtos. O cálculo é bem simples, veja: o mercado estando disposto a pagar R$100 pelo produto e a empresa desejando obter um lucro de R$40, o seu custo meta será de R$60. Neste caso, os gestores estarão voltados a buscar a máxima eficiência, matéria-prima, componentes e processo produtivo que assegurem o custo-meta e lucratividade determinada.
E o quão importante é a gestão financeira para a gestão dos custos e formação do preço?
Sem uma gestão financeira minimamente organizada, uma empresa não terá uma visão do seu negócio. Conhecer bem os seus custos fixos, variáveis, tributos etc. é, como referenciamos anteriormente, essencial para formação de preços, sem uma gestão financeira eficiente a empresa poderá incorrer em graves erros na precificação do seu produto, não atingir suas metas e eventualmente acarretar prejuízo ao negócio.
Na beePO, empresa de BPO Financeiro, que realiza a terceirização da gestão financeira das empresas, os clientes ficam assegurados com uma gestão financeira eficiente e com inteligência aplicada aos negócios, permitindo aos gestores conhecer detalhadamente, e de forma organizada, os seus custos, além de contar com um time de especialistas para auxiliar na formação dos preços.
Entre em contato e veja como podemos ajudar a sua empresa a gerir bem seus custos e ter uma estratégia assertiva na formação do preço.