Você sabia que no Brasil uma a cada quatro empresas fecham antes mesmo de completar 2 anos no mercado?! Estes foram os dados levantados por pesquisa feita pelo SEBRAE em 2016, que detectou a falha de planejamento financeiro como um dos principais fatores.
A experiência adquirida pela beePO, na condução da gestão financeira de pequenas e médias empresas, nos últimos 8 anos, permitiu a compreensão do quão desafiador é o processo de tomada de decisões para empreendedores que não conseguem visualizar, com confiabilidade, os números da empresa. Não fazer uma gestão financeira eficiente pode levar o negócio ao fracasso. Seja pelo fato do negócio ainda ser pequeno e não viabilizar a contratação de um profissional qualificado para gerir o financeiro, ou pela falta de conhecimento do empreendedor na área financeira.
A grande maioria destes empresários não consegue tomar decisões porque não conhece os números da sua empresa. Acreditem, saber com antecedência qual é seu fluxo de caixa para os próximos meses ou mesmo semanas faz toda diferença. Este e um relevante fator para se ter um bom planejamento.
Se você não sabe o que é fluxo de caixa e muito menos faz ideia do que é planejamento financeiro, não se preocupe! Preparamos este texto com 5 dicas para um bom controle financeiro, para mudar seus conceitos sobre finanças e conseguir tomar decisões muito mais eficazes!
DICA 1: SEGUIR O PRINCÍPIO DA ENTIDADE
O artigo 4º Resolução CFC 750/93, institui que:
“ … o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. ”
Traduzindo para o cenário financeiro: não se deve misturar o dinheiro que é da empresa com o dinheiro que é dos sócios.
Não é possível analisar a saúde financeira da empresa se você retira dinheiro toda semana para pagar as contas da sua casa. O mesmo vale quando se paga as contas da empresa em sua conta pessoal. Os números não vão fechar!
Então, a regra é simples: Apura-se o resultado da empresa e, só é então é feita a distribuição aos sócios, caso haja lucro.
DICA 2: ORGANIZAÇÃO
Para alcançar a tão sonhada segurança financeira é necessário ser muito organizado.
Aposto que estão lendo este texto e se perguntando: Como ser organizado com minhas finanças se tenho tantas coisas para fazer?
Se você tem um negócio, a resposta é que você não pode fazer tudo mesmo. Por isso o primeiro passo é ter um profissional ou uma empresa especializada que faça isto para você. Existem muitas empresas voltadas a terceirização do financeiro, mais conhecidas como BPO Financeiro, que podem auxiliar na gestão financeira do seu negócio. A gestão financeira não precisa ser um farto para nenhuma empresa.
A chave é ter um método e segui-lo.
Abaixo estão listados alguns itens importantes para organização do financeiro:
– Check List: Planejamento de todas as rotinas e pendências em uma lista, para acompanhamento da realização das tarefas. Hoje em dia existem muitos aplicativos, inclusive, gratuitos que te ajudam a fazer isto.
– Pastas organizadas por data de vencimento: Não importa se a sua estrutura financeira é de forma digital (documentos digitalizados) ou da forma convencional (documentos impressos), em todos os casos é importante manter esta organização, pois ela é essencial para a praticidade e dinamização dos processos.
– Conciliação Bancária: Consiste em comparar e validar o extrato bancário com o controle financeiro, assegurando a exatidão das informações. Apesar de parecer simples, este item é um dos mais importantes e deve ser feito diariamente.
– Salvar os comprovantes de pagamento: Além da validação do extrato é muito importante salvar os comprovantes dos pagamentos realizados, pois no futuro, caso seja necessário, você terá disponível o documento que assegura a efetivação da transação.
DICA 3: SISTEMA
Agora que você tem toda a parte burocrática organizada, o ideal é que todas informações financeiras sejam lançadas em um sistema. Não é inteligente ter organização se você não tem fácil acesso as informações.
Hoje no mercado existem bons sistemas financeiros, como o Conta Azul, com um ótimo custo x benefício, basta escolher o melhor para o seu tipo negócio.
DICA 4: RELATÓRIOS E INDICADORES
Dados soltos não dizem muita coisa. A geração de alguns relatórios e indicadores financeiros são essenciais para que você consiga fazer analises eficazes e tome as melhores decisões para seu negócio:
– Fluxo de Caixa: Trata as entradas e saídas de caixa. Para se ter um bom Fluxo de Caixa é necessário realizar registros detalhados e fazer previsões realistas. Com este relatório é possível fazer análises de caixa semanais, mensais e até anuais para evitar surpresas.
– Orçado x Realizado: feito para que as metas sejam traçadas e também para analisar se o que foi realizado estava dentro do previsto. No meio do caminho podemos descobrir que é hora de rever as metas ou que está tudo saindo como planejado.
– Ponto de Equilíbrio: indicador de segurança do negócio. Identifica qual o volume mínimo de faturamento a empresa deve atingir para que que ela cumpra com suas obrigações e não tenha prejuízos.
DICA 5: FOQUE NO SEU NEGÓCIO
Coloque as 4 dicas anteriores em prática e certamente sobrará tempo qualificado para fazer o que é essencial para pequenos negócios: Focar na operação para PRODUZIR e VENDER.
Todas as áreas de uma empresa são importantes, mas cada segmento tem suas especificidades. Atente-se as suas reais necessidades e priorize as atividades chaves para alcançar bons resultados e ter um bom controle financeiro.
Uma forma de se fazer isso é ter uma pessoa competente para executar o trabalho ou mesmo terceirizar para uma empresa especialista no assunto.
Finanças é um assunto tratado como tabu para muitos empreendedores, mas com as ferramentas corretas, a empresa crescerá organizada e de forma lucrativa.